A escravidão africana e o tráfico atlântico
O tráfico não foi um efeito colateral da colonização: foi infraestrutura dela. Quando os holandeses tomaram o açúcar do Nordeste, a primeira coisa que fizeram foi atravessar o Atlântico para tomar também as fontes de cativos.

Convés de um navio negreiro · 1835 · Wikimedia Commons · Public domain
Por que os holandeses, mal tomaram o Nordeste açucareiro, atravessaram o Atlântico para atacar Angola?
Porque engenho sem cativo não produz. A pergunta parece de geografia e é de economia: o açúcar e o tráfico não eram dois assuntos, eram um só sistema, e quem controlava uma ponta precisava controlar a outra. A ocupação holandesa é o caso em que essa relação fica mais visível, e Fausto a usa exatamente assim. Mal puseram a produção de açúcar do Nordeste a funcionar com alguma regularidade, os holandeses foram atrás da outra ponta: tomar na África as praças de onde vinha a mão de obra.1
A guerra teve, portanto, dois teatros — separados por um oceano e amarrados pela mesma lógica. Em 1637 caíram diversos pontos da Costa da Mina. Havia então uma trégua assinada entre Portugal e Holanda, costurada pouco depois da Restauração, e foi Nassau quem a quebrou: em 1641 os holandeses tomaram Luanda e Benguela. Angola só voltaria às mãos portuguesas em 1648, e quem a reconquistou foi uma força luso-brasileira comandada por Salvador Correia de Sá.1
Dois nomes conhecidos da guerra pernambucana contra os holandeses, João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, foram depois governar a colônia africana. A coincidência não é coincidência: o mesmo pessoal, dos dois lados do oceano.
Como o tráfico começou
O tráfico já estava em marcha quando os portugueses ainda percorriam a costa africana, no século 15. Fausto anota um ponto que costuma ser mal lido: aquelas negociações encontraram terreno preparado, porque a maior parte das sociedades com que os portugueses trataram já atribuía preço de mercadoria ao cativo.1
Isso não divide a responsabilidade em partes iguais, e é importante dizer por quê. A existência de cativeiro em sociedades africanas não criou o tráfico atlântico — o que o criou foi a demanda da grande lavoura americana, que transformou uma prática de escala local num sistema transoceânico contínuo, com rotas fixas, crédito, seguro e volume industrial. A diferença entre uma coisa e outra é a diferença entre existir e organizar.

Diferentes nações africanas no Rio de Janeiro · 1830 · Wikimedia Commons · Public domain
As fontes mudaram de lugar ao longo do tempo
De onde vinham os cativos mudou ao longo dos três séculos, e três fatores explicam a mudança: como o tráfico estava organizado, o que acontecia dentro da própria África e — com peso bem menor — o que os senhores brasileiros preferiam comprar.1
O século 16 foi dominado por dois fornecedores: a Guiné, com Bissau e Cacheu, e a Costa da Mina, quatro portos espalhados pelo litoral do Daomé. A partir do século 17 o eixo desce para o sul do continente: Congo e Angola assumem a dianteira, e o embarque passa a se concentrar em Luanda, Benguela e Cabinda. No século 18 a predominância angolana é esmagadora — pelas estimativas disponíveis, cerca de 70% de todos os africanos desembarcados no Brasil naquele século saíram de lá.1
LembreDe onde vinha a maioria, e quando?
Século 16: Guiné e Costa da Mina. Do século 17 em diante: Congo e Angola. No século 18, cerca de 70% eram angolanos. A prova costuma cobrar essa mudança de eixo, não um só nome.
Fumo por gente
O tráfico não era operado por uma única praça portuguesa. Bahia e Rio de Janeiro tinham organização própria e eram fortemente concorrentes.1
Quem negociava a partir de Salvador tinha uma vantagem concreta: o fumo do Recôncavo, mercadoria cobiçada do outro lado do Atlântico. Essa moeda de troca amarrou a Bahia à Costa da Mina, à Guiné e ao Golfo do Benin — e ao Benin em especial depois que o comércio da Mina entrou em declínio, na segunda metade da década de 1770.1
Vale parar nesse detalhe. Uma lavoura brasileira era plantada para comprar pessoas na África, que seriam trazidas para trabalhar em outra lavoura brasileira. O circuito não passava pela Europa: era Atlântico Sul, direto.
Por que a rebeldia coletiva foi tão difícil
Houve resistência, e de muitas formas. Mas Fausto propõe uma comparação que explica um contraste importante — e que rende questão de prova. Diante do cativeiro, o indígena tinha mais margem de reação que o africano, e a razão é simples: um lutava dentro do próprio território, com a geografia e a rede de parentesco a favor; o outro fora despejado à força num lugar que não conhecia.1
O desenraizamento é o fator que ele destaca entre os que sufocaram a rebeldia coletiva. O africano chegava arrancado do próprio meio, misturado a desconhecidos por separação deliberada e despejado aos poucos, em remessas sucessivas, num país estrangeiro. Nada disso era descuido: quebrar língua comum, laço de parentesco e cadeia de comando era método.1

A execução do castigo do açoite · 1830 · Wikimedia Commons · Public domain
A conclusão de Fausto não suaviza nada. Até as décadas finais do século 19, quem estava sob cativeiro — africano ou nascido aqui — não conseguiu desmontar o regime de trabalho forçado, e teve de conviver com ele, de um jeito ou de outro.1 Isso não apaga quilombo nem revolta: significa que o sistema não caiu por dentro.
Quando faltou africano, sobrou apresamento
Um episódio mostra como as duas escravidões estavam ligadas. Entre 1625 e 1650, a intervenção holandesa nas fontes africanas produziu escassez de suprimento. Fausto observa que não é simples coincidência que justamente nesses anos tenha crescido o apresamento de indígenas.1
Nas missões do Paraguai, jesuítas que testemunharam o período calcularam em 300 mil o número de indígenas capturados. A conta pode estar inflada, mas nenhuma das outras estimativas é modesta. Boa parte dessa gente foi parar no mercado de São Vicente e, sobretudo, no do Rio de Janeiro, onde o açúcar crescia ao longo do século 17. Um dado da Congregação de São Bento dá a dimensão: nos engenhos beneditinos cariocas, os indígenas respondiam por algo entre um quarto e um terço de toda a mão de obra.1
- Leitura que precisa de cuidado — dizer que sociedades africanas já praticavam cativeiro é fato registrado por Fausto, mas não divide a responsabilidade pelo tráfico atlântico. O que transformou prática local em sistema transoceânico contínuo foi a demanda da grande lavoura americana.
- Eixo que se desloca — não existe uma única região de origem. Século 16: Guiné e Costa da Mina. Século 17 em diante: Congo e Angola. Século 18: cerca de 70% angolanos.
- Número com ressalva do próprio autor — os 300 mil indígenas capturados nas missões do Paraguai vêm de observadores jesuítas e podem ser exagerados — Fausto diz isso explicitamente, embora note que as demais estimativas também são altas.
- Afirmação incômoda e necessária — Fausto sustenta que até as últimas décadas do século 19 os escravizados não tiveram condições de desorganizar o trabalho compulsório. Isso não nega a resistência — situa o alcance dela.
- Plural que a língua apaga — “o africano” no singular é uma abstração colonial. Vinham dezenas de povos, com línguas, religiões e inimizades próprias — e a separação arbitrária no desembarque explorava exatamente isso.
Material de estudo
Tudo o que você precisa para revisar este assunto está aqui — não é preciso procurar em outro site. Comece pelos flashcards, que testam o que você lembra, e use os diagramas para reconstruir o que faltou.
Uma guerra, dois continentes
O que sustentava o tráfico, e o que ele produzia
Por que resistir era mais difícil para uns do que para outros
Mapa mental do assunto
Quadro-resumo para revisão rápida
| Item | Dado |
|---|---|
| Quando começa | século 15, com os portugueses percorrendo a costa africana |
| Origem no século 16 | Guiné (Bissau e Cacheu) e Costa da Mina — quatro portos no litoral do Daomé |
| Origem do século 17 em diante | Congo e Angola, pelos portos de Luanda, Benguela e Cabinda |
| Século 18 | angolanos correspondem a cerca de 70% do total trazido ao Brasil no século |
| Praças brasileiras | Bahia e Rio de Janeiro, com organização própria e fortemente concorrentes |
| Moeda de troca baiana | fumo do Recôncavo — circuito direto no Atlântico Sul, sem passar pela Europa |
| Holandeses na Costa da Mina | 1637 |
| Holandeses em Angola | 1641 — Nassau rompe a trégua e toma Luanda e Benguela |
| Retomada de Angola | 1648, por tropas luso-brasileiras sob Salvador Correia de Sá |
| Escassez de suprimento | 1625–1650, por intervenção holandesa — e cresce o apresamento indígena |
| Estimativa jesuítica | 300 mil indígenas capturados nas missões do Paraguai (número possivelmente exagerado) |
| Engenhos beneditinos do Rio | entre um quarto e um terço da mão de obra era indígena |
| Condições de resistência | indígenas estavam em seu território; africanos chegavam desenraizados, separados e em levas |
Fontes
- FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp. Fonte principal deste artigo.
- ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
- REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio (org.). Dicionário da Escravidão e Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.