História Verso
História do Brasil · Brasil Colonial

A escravidão africana e o tráfico atlântico

O tráfico não foi um efeito colateral da colonização: foi infraestrutura dela. Quando os holandeses tomaram o açúcar do Nordeste, a primeira coisa que fizeram foi atravessar o Atlântico para tomar também as fontes de cativos.

1550–185012 min de leitura4 fontes
Convés de um navio negreiro · Johann Moritz Rugendas · 1835
Rugendas desenhou o porão de um navio negreiro por volta de 1830 — quando o tráfico já era ilegal e seguia a pleno vapor. É a imagem mais reproduzida da travessia, e ainda assim mostra menos do que aconteceu.
Convés de um navio negreiro · 1835 · Wikimedia Commons · Public domain
Pergunta orientadora

Por que os holandeses, mal tomaram o Nordeste açucareiro, atravessaram o Atlântico para atacar Angola?

Porque engenho sem cativo não produz. A pergunta parece de geografia e é de economia: o açúcar e o tráfico não eram dois assuntos, eram um só sistema, e quem controlava uma ponta precisava controlar a outra. A ocupação holandesa é o caso em que essa relação fica mais visível, e Fausto a usa exatamente assim. Mal puseram a produção de açúcar do Nordeste a funcionar com alguma regularidade, os holandeses foram atrás da outra ponta: tomar na África as praças de onde vinha a mão de obra.1

A guerra teve, portanto, dois teatros — separados por um oceano e amarrados pela mesma lógica. Em 1637 caíram diversos pontos da Costa da Mina. Havia então uma trégua assinada entre Portugal e Holanda, costurada pouco depois da Restauração, e foi Nassau quem a quebrou: em 1641 os holandeses tomaram Luanda e Benguela. Angola só voltaria às mãos portuguesas em 1648, e quem a reconquistou foi uma força luso-brasileira comandada por Salvador Correia de Sá.1

Quem governou Angola depois
Dois nomes conhecidos da guerra pernambucana contra os holandeses, João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, foram depois governar a colônia africana. A coincidência não é coincidência: o mesmo pessoal, dos dois lados do oceano.

Como o tráfico começou

O tráfico já estava em marcha quando os portugueses ainda percorriam a costa africana, no século 15. Fausto anota um ponto que costuma ser mal lido: aquelas negociações encontraram terreno preparado, porque a maior parte das sociedades com que os portugueses trataram já atribuía preço de mercadoria ao cativo.1

Isso não divide a responsabilidade em partes iguais, e é importante dizer por quê. A existência de cativeiro em sociedades africanas não criou o tráfico atlântico — o que o criou foi a demanda da grande lavoura americana, que transformou uma prática de escala local num sistema transoceânico contínuo, com rotas fixas, crédito, seguro e volume industrial. A diferença entre uma coisa e outra é a diferença entre existir e organizar.

Diferentes nações africanas no Rio de Janeiro · Jean-Baptiste Debret · circa 1830
Debret desenhou “diferentes nações negras” no Rio. A prancha é prova visual de algo que o singular apaga: não havia um povo africano, havia dezenas, com línguas e religiões próprias.
Diferentes nações africanas no Rio de Janeiro · 1830 · Wikimedia Commons · Public domain

As fontes mudaram de lugar ao longo do tempo

De onde vinham os cativos mudou ao longo dos três séculos, e três fatores explicam a mudança: como o tráfico estava organizado, o que acontecia dentro da própria África e — com peso bem menor — o que os senhores brasileiros preferiam comprar.1

O século 16 foi dominado por dois fornecedores: a Guiné, com Bissau e Cacheu, e a Costa da Mina, quatro portos espalhados pelo litoral do Daomé. A partir do século 17 o eixo desce para o sul do continente: Congo e Angola assumem a dianteira, e o embarque passa a se concentrar em Luanda, Benguela e Cabinda. No século 18 a predominância angolana é esmagadora — pelas estimativas disponíveis, cerca de 70% de todos os africanos desembarcados no Brasil naquele século saíram de lá.1

LembreDe onde vinha a maioria, e quando?

Século 16: Guiné e Costa da Mina. Do século 17 em diante: Congo e Angola. No século 18, cerca de 70% eram angolanos. A prova costuma cobrar essa mudança de eixo, não um só nome.

Questão 01múltipla escolha · sem placar
Ao longo dos séculos, as regiões africanas fornecedoras de cativos para o Brasil mudaram. Sobre esse deslocamento, é correto afirmar que:
  1. Incorreta. No século 16 predominaram a Guiné e a Costa da Mina. Congo e Angola só se tornam os centros exportadores mais importantes do século 17 em diante.

  2. Correta. É o eixo que a prova cobra. Os portos de Luanda, Benguela e Cabinda tornam-se os principais, e os angolanos correspondem a cerca de 70% do total trazido no século 18.

  3. Incorreta. Fausto lista a preferência dos senhores como fator de menor peso. Pesavam mais a organização do tráfico e as condições locais na África.

  4. Incorreta. As duas praças tinham organização própria e eram fortemente concorrentes. A Bahia ficou mais ligada à Costa da Mina, à Guiné e ao Golfo do Benin.

  5. Incorreta. A mudança de eixo é muito anterior e se dá ainda no período legal do tráfico, entre os séculos 16 e 18.

Escolha uma alternativa. A resposta aparece na hora, com justificativa.

Fumo por gente

O tráfico não era operado por uma única praça portuguesa. Bahia e Rio de Janeiro tinham organização própria e eram fortemente concorrentes.1

Quem negociava a partir de Salvador tinha uma vantagem concreta: o fumo do Recôncavo, mercadoria cobiçada do outro lado do Atlântico. Essa moeda de troca amarrou a Bahia à Costa da Mina, à Guiné e ao Golfo do Benin — e ao Benin em especial depois que o comércio da Mina entrou em declínio, na segunda metade da década de 1770.1

Vale parar nesse detalhe. Uma lavoura brasileira era plantada para comprar pessoas na África, que seriam trazidas para trabalhar em outra lavoura brasileira. O circuito não passava pela Europa: era Atlântico Sul, direto.

Por que a rebeldia coletiva foi tão difícil

Houve resistência, e de muitas formas. Mas Fausto propõe uma comparação que explica um contraste importante — e que rende questão de prova. Diante do cativeiro, o indígena tinha mais margem de reação que o africano, e a razão é simples: um lutava dentro do próprio território, com a geografia e a rede de parentesco a favor; o outro fora despejado à força num lugar que não conhecia.1

O desenraizamento é o fator que ele destaca entre os que sufocaram a rebeldia coletiva. O africano chegava arrancado do próprio meio, misturado a desconhecidos por separação deliberada e despejado aos poucos, em remessas sucessivas, num país estrangeiro. Nada disso era descuido: quebrar língua comum, laço de parentesco e cadeia de comando era método.1

A execução do castigo do açoite · Jean-Baptiste Debret · before 1830
A punição desenhada por Debret como cena corriqueira da rua. A naturalidade do traço é parte do documento: mostra o que a sociedade da época considerava normal ver.
A execução do castigo do açoite · 1830 · Wikimedia Commons · Public domain

A conclusão de Fausto não suaviza nada. Até as décadas finais do século 19, quem estava sob cativeiro — africano ou nascido aqui — não conseguiu desmontar o regime de trabalho forçado, e teve de conviver com ele, de um jeito ou de outro.1 Isso não apaga quilombo nem revolta: significa que o sistema não caiu por dentro.

Quando faltou africano, sobrou apresamento

Um episódio mostra como as duas escravidões estavam ligadas. Entre 1625 e 1650, a intervenção holandesa nas fontes africanas produziu escassez de suprimento. Fausto observa que não é simples coincidência que justamente nesses anos tenha crescido o apresamento de indígenas.1

Nas missões do Paraguai, jesuítas que testemunharam o período calcularam em 300 mil o número de indígenas capturados. A conta pode estar inflada, mas nenhuma das outras estimativas é modesta. Boa parte dessa gente foi parar no mercado de São Vicente e, sobretudo, no do Rio de Janeiro, onde o açúcar crescia ao longo do século 17. Um dado da Congregação de São Bento dá a dimensão: nos engenhos beneditinos cariocas, os indígenas respondiam por algo entre um quarto e um terço de toda a mão de obra.1

Questão 02múltipla escolha · sem placar
Fausto compara as condições de resistência de indígenas e africanos escravizados. O fundamento dessa comparação é que:
  1. Incorreta. A comparação de Fausto é material, não moral. Ele trata de condições concretas de fuga e organização, e não de disposição para lutar.

  2. Incorreta. A relação entre missões e apresadores foi de conflito em muitos casos, mas não é esse o fator apontado. O aldeamento também era forma de sujeição.

  3. Incorreta. Nos engenhos do Nordeste a mão de obra africana se tornou majoritária. O obstáculo não era numérico.

  4. Correta. É exatamente o argumento de Fausto. Quem está em casa conhece a terra e tem para onde fugir; quem chega desenraizado e separado do próprio grupo não tem retaguarda.

  5. Incorreta. Houve alianças com outras potências europeias em episódios específicos, mas não é esse o fator que Fausto usa na comparação.

Escolha uma alternativa. A resposta aparece na hora, com justificativa.

Pontos sensíveis deste artigo
  • Leitura que precisa de cuidado — dizer que sociedades africanas já praticavam cativeiro é fato registrado por Fausto, mas não divide a responsabilidade pelo tráfico atlântico. O que transformou prática local em sistema transoceânico contínuo foi a demanda da grande lavoura americana.
  • Eixo que se desloca — não existe uma única região de origem. Século 16: Guiné e Costa da Mina. Século 17 em diante: Congo e Angola. Século 18: cerca de 70% angolanos.
  • Número com ressalva do próprio autor — os 300 mil indígenas capturados nas missões do Paraguai vêm de observadores jesuítas e podem ser exagerados — Fausto diz isso explicitamente, embora note que as demais estimativas também são altas.
  • Afirmação incômoda e necessária — Fausto sustenta que até as últimas décadas do século 19 os escravizados não tiveram condições de desorganizar o trabalho compulsório. Isso não nega a resistência — situa o alcance dela.
  • Plural que a língua apaga — “o africano” no singular é uma abstração colonial. Vinham dezenas de povos, com línguas, religiões e inimizades próprias — e a separação arbitrária no desembarque explorava exatamente isso.

Material de estudo

Tudo o que você precisa para revisar este assunto está aqui — não é preciso procurar em outro site. Comece pelos flashcards, que testam o que você lembra, e use os diagramas para reconstruir o que faltou.

Flashcards · 1 de 10evocação · sem placar salvo

Tente responder de cabeça antes de virar. O esforço de lembrar é o que fixa — ler a resposta direto não treina nada.

Uma guerra, dois continentes

século 15Portuguesesiniciam o tráficoao percorrer acosta africanaséculo 16Guiné e Costa daMina fornecem omaior número decativos1630Holandesesestabilizam oaçúcar noNordeste1637Ocupam váriospontos da Costada Mina1641Nassau rompe atrégua e tomaLuanda e Benguela1648Tropasluso-brasileirasretomam AngolaDuas frentes separadas por um oceano, e uma só guerra: quem controlava o engenho precisava controlar o porto africano.
Os dois marcos em destaque são a prova de que açúcar e tráfico eram o mesmo negócio: quatro anos depois de firmar o domínio do Nordeste, a Holanda estava tomando os portos africanos que abasteciam os engenhos.

O que sustentava o tráfico, e o que ele produzia

O QUE SUSTENTA O TRÁFICOO QUE O TRÁFICO PRODUZGrande lavourao engenho precisa demuita mão de obra fixaFausto registra que o comércio foi facilitado pelo contato com sociedades que, em sua maioria, já conheciam o valor mercantil do cativo.Contato prévio na Áfricaportugueses percorrem acosta desde o século 15Lucratividade comprovadao comércio negreiro jáse mostrara rentávelTráfico atlânticofluxo contínuo e organizadopor praças concorrentesAs fontes se deslocamGuiné e Mina → Congo e Angolano século 18, ~70% angolanosGuerra em dois continentesholandeses tomam Mina 1637e Luanda 1641Rebeldia dificultadadesenraizamento e separaçãoarbitrária em levasEscassez reativa outro cativeiro1625–1650: falta africano,cresce o apresamento indígena
A última caixa da direita é a menos lembrada: quando os holandeses cortaram o suprimento africano entre 1625 e 1650, o apresamento de indígenas cresceu. As duas escravidões eram vasos comunicantes.

Por que resistir era mais difícil para uns do que para outros

Povos indígenasEstavam em casaConheciam o territórioMantinham vínculo comunitárioPodiam fugir para o interiorResistiam por guerra, fuga e recusaAfricanos escravizadosTerritório inteiramente desconhecidoDesenraizados do próprio meioSeparados arbitrariamenteLançados em levas sucessivasSem retaguarda para onde fugir
A comparação é do próprio Fausto e explica um contraste que a escola raramente enuncia. Não se trata de disposição para lutar, e sim de condições materiais: quem está em casa tem para onde fugir.

Mapa mental do assunto

Tráfico atlânticoséculos 16 a 19De onde vinhamSéc. 16: Guiné e Costa da MinaSéc. 17+: Congo e AngolaLuanda, Benguela, CabindaQuem organizavaPraças concorrentes entre siBahia paga com fumo do RecôncavoRio com organização própriaPor que era tão difícil resistirDesenraizamento do próprio meioSeparação arbitrária de gruposChegada em levas sucessivasO elo com a guerraAçúcar e tráfico são um só sistemaHolandeses tomam Mina e LuandaSalvador Correia retoma em 1648
O ramo destacado é o que costuma faltar na resposta: a dificuldade da rebeldia coletiva tinha causas concretas — desenraizamento, separação deliberada e chegada fracionada em levas.

Quadro-resumo para revisão rápida

ItemDado
Quando começaséculo 15, com os portugueses percorrendo a costa africana
Origem no século 16Guiné (Bissau e Cacheu) e Costa da Mina — quatro portos no litoral do Daomé
Origem do século 17 em dianteCongo e Angola, pelos portos de Luanda, Benguela e Cabinda
Século 18angolanos correspondem a cerca de 70% do total trazido ao Brasil no século
Praças brasileirasBahia e Rio de Janeiro, com organização própria e fortemente concorrentes
Moeda de troca baianafumo do Recôncavo — circuito direto no Atlântico Sul, sem passar pela Europa
Holandeses na Costa da Mina1637
Holandeses em Angola1641 — Nassau rompe a trégua e toma Luanda e Benguela
Retomada de Angola1648, por tropas luso-brasileiras sob Salvador Correia de Sá
Escassez de suprimento1625–1650, por intervenção holandesa — e cresce o apresamento indígena
Estimativa jesuítica300 mil indígenas capturados nas missões do Paraguai (número possivelmente exagerado)
Engenhos beneditinos do Rioentre um quarto e um terço da mão de obra era indígena
Condições de resistênciaindígenas estavam em seu território; africanos chegavam desenraizados, separados e em levas
Formato pensado para a véspera da prova: cada linha responde a uma pergunta que a questão costuma fazer.

Fontes

  1. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp. Fonte principal deste artigo.
  2. ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
  3. REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.
  4. SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio (org.). Dicionário da Escravidão e Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.