Estado e Igreja na colônia
O rei de Portugal cobrava o dízimo, criava as dioceses e escolhia os bispos. A Igreja colonial não era um poder ao lado do Estado — era parte dele. E o que ela entregava em troca era a coisa mais difícil de obter num território imenso: obediência.

Ruínas da redução de São Miguel · 2005 · Wikimedia Commons · CC BY 2.0
Comece pela pergunta prática: quem cobrava o dízimo no Brasil colonial? A resposta desmonta a intuição de quase todo mundo. Não era o papa, nem o bispo — era o rei de Portugal. E era ele também quem criava as dioceses e escolhia quem seria bispo.
O que isso significava na prática
Antes do conceito, o efeito. Se o rei recolhe o tributo da Igreja, escolhe seus quadros e paga seus salários, então o padre que batiza uma criança em Pernambuco não está apenas representando Roma: está operando dentro de uma estrutura que a Coroa financia, nomeia e fiscaliza.
É por isso que a fórmula “Igreja e Estado eram aliados” fica curta para o período colonial. Aliados são dois. Aqui, a Igreja funcionava como parte do aparelho de Estado português — e o mecanismo que produziu isso tem nome.
O padroado real
Fausto começa relativizando: no mundo ocidental, as relações entre Estado e Igreja variaram muito de país a país, e nem sequer foram uniformes dentro de cada país ao longo do tempo. Feita a ressalva, ele é categórico sobre o caso que nos interessa: em Portugal, ocorreu uma subordinação da Igreja ao Estado, por um mecanismo conhecido como padroado real.1
O padroado era, na descrição da fonte, uma ampla concessão da Igreja de Roma ao Estado português. E toda concessão tem contrapartida: em troca, a Coroa se comprometia a promover e assegurar os direitos e a organização da Igreja — não em Portugal apenas, mas em todas as terras descobertas.1
O que o rei ganhou com o negócio pode ser lido em três itens. O primeiro é financeiro e é o mais pesado: o direito de recolher o dízimo — o tributo devido pelos súditos da Igreja, correspondente a um décimo dos ganhos obtidos em qualquer atividade. Os outros dois são de poder administrativo: cabia à Coroa criar dioceses e nomear os bispos.1
Vale medir o alcance do primeiro. Um décimo de qualquer ganho não é uma taxa sobre fiéis devotos: é um imposto geral sobre a atividade econômica da Colônia, recolhido com o nome de tributo religioso e entrando no caixa do rei.

Interior de igreja colonial em Salvador · 2018 · Wikimedia Commons · CC BY-SA 4.0
Do outro lado da conta estavam os encargos da Coroa, e Fausto observa que muitos deles resultavam, pelo menos em tese, em subordinação ainda maior da Igreja. Dois são exemplares: remunerar o clero e construir e conservar os edifícios destinados ao culto.1
Repare no efeito da expressão “pelo menos em tese”. Ela aponta o que qualquer administrador sabe: quem paga o salário manda. Um clero remunerado pelo Estado é um clero com pouca margem para contrariá-lo.
Para fiscalizar esse conjunto de tarefas havia um órgão próprio, a Mesa da Consciência e Ordens — que a fonte descreve, com precisão, como algo próximo de um ministério de assuntos religiosos dentro do governo português.1
LembreNo padroado, quem estava subordinado a quem?
A Igreja ao Estado — e não o contrário. Esse é o ponto que mais se erra. Roma fez uma concessão à Coroa portuguesa; a Coroa passou a recolher o dízimo, criar dioceses, nomear bispos, pagar o clero e manter um órgão de governo para fiscalizar tudo isso. Chamar o arranjo de “aliança” apaga a hierarquia que ele estabelecia.
O que a Igreja entregava em troca
Um Estado que precisa governar um território enorme, longe e pouco povoado por agentes seus tem um problema central: como obter obediência sem ter como vigiar? A resposta colonial passa pela Igreja.
Duas coisas estavam nas mãos dela, e a fonte as nomeia: a educação das pessoas e o “controle das almas” na vida diária. Isso a tornava um instrumento muito eficaz para difundir a ideia geral de obediência e, em especial, a obediência ao poder do Estado.1
Mas o alcance ia além da doutrina, e é aqui que o mecanismo fica concreto. Nenhum dos três momentos que decidem uma biografia — nascer, casar e morrer — se cumpria sem ela.1
Fausto lista os atos que ela monopolizava, e vale percorrer a lista pensando no que cada um decidia. O enterro em cemitério designado. A extrema-unção na hora da morte. A confissão. O casamento religioso. A crisma. O batismo.1
Deles dependiam três coisas que estruturavam a vida de qualquer pessoa: o ingresso na comunidade, o enquadramento nos padrões de uma vida decente e a partida sem pecado deste “vale de lágrimas”.1
Junte as duas metades e o desenho aparece inteiro: não havia como existir socialmente fora da Igreja — e a Igreja, pelo padroado, respondia ao rei. Era esse o instrumento de governo mais barato e mais penetrante de que a Coroa dispunha.
Onde o controle vazava
Seria erro imaginar, porém, uma máquina perfeitamente obediente. Fausto registra que havia limites naquilo que a Coroa conseguia controlar dentro da Igreja, e aponta por onde o arranjo vazava.1
A primeira estava na própria Corte: a Companhia de Jesus teve forte influência junto ao poder até a época do Marquês de Pombal, cujo governo a fonte situa entre 1750 e 1777.1
As outras duas estavam na Colônia. Uma delas era o clero secular — o que vive fora das ordens religiosas —, disperso pelo território e, por isso mesmo, muito difícil de enquadrar. A outra, mais séria, era a autonomia alcançada pelas ordens religiosas: carmelitas, beneditinos, mercedários, franciscanos e, acima de todos, os jesuítas.1
Três circunstâncias explicam essa autonomia, e convém lê-las de trás para frente, porque a última é a decisiva. As ordens obedeciam a regras próprias de cada instituição. Tinham política definida a respeito de questões vitais da colonização — a indígena entre elas. E, sobretudo, tornaram-se proprietárias de grandes extensões de terra e de empreendimentos agrícolas, o que significa que não dependiam da Coroa para sobreviver.1
Guarde esse terceiro item. Independência econômica é independência política — e é ela, mais que qualquer doutrina, que explica o conflito que viria.
Vale ver até onde essa autonomia chegava. Fausto adverte que o Estado português não corresponde à imagem de uma máquina burocrática esmagadora transposta com êxito para cá: a tentativa esbarrou na extensão da Colônia, na distância da Metrópole e na novidade dos problemas. O alcance do Estado foi crescendo ao longo dos séculos, e era maior nas regiões que formavam o núcleo da economia de exportação. Até meados do século XVII, as autoridades só agiam com eficácia na sede do governo-geral e nas capitanias vizinhas. No resto do território quem mandava eram os grandes proprietários e apresadores de índios — ou as ordens religiosas, com a dos jesuítas considerada um Estado dentro do Estado.1
Os jesuítas: catequizar os índios e corrigir os padres
Eles desembarcaram junto com o primeiro governador-geral: eram seis ao todo, sob a chefia de Manuel da Nóbrega. E vinham com dois objetivos, dos quais o segundo costuma ser esquecido. Um era catequizar os índios. O outro era disciplinar o ralo clero de má fama que já existia na Colônia.1
Ou seja: a Companhia foi enviada, em parte, para consertar a Igreja que aqui estava. Pouco depois criou-se o bispado de São Salvador, subordinado ao arcebispado de Lisboa — e a fonte lê nesse movimento o caminho para uma organização do Estado e da Igreja estreitamente aproximados.1
Em 1554, Nóbrega e Anchieta fundaram no planalto a povoação de São Paulo, que virou vila em 1561, com o colégio dos jesuítas instalado ali.1

O Pátio do Colégio, em São Paulo · 2011 · Wikimedia Commons · CC BY 2.0
As duas sujeições do índio
Este é o ponto em que o artigo precisa de mais cuidado, porque a versão simplificada — colonos maus, jesuítas bons — não é a da fonte.
Fausto distingue duas tentativas básicas de sujeição dos índios. A dos colonos obedecia a um frio cálculo econômico e consistia na escravização pura e simples. A das ordens religiosas, principalmente dos jesuítas, vinha de concepções missionárias. O caminho era juntar os índios em pequenos povoados — as aldeias — e ali, pela via do ensino, fazer deles “bons cristãos”.1
A diferença é real e não deve ser apagada — aldeamento não é escravidão. Mas a fonte acrescenta o que impede a leitura edificante. Na definição de “bom cristão” entrava o modo europeu de trabalhar — e o produto final dessa formação era um contingente de lavradores indígenas ajustável ao que a Colônia precisasse.1
Traduzindo: as duas vias divergiam no método e no grau de violência, mas convergiam no destino — em ambas o indígena terminava fornecendo trabalho ao empreendimento colonial. Era uma disputa sobre quem controlaria essa mão de obra, e como.
Foi exatamente por isso que os jesuítas se tornaram muito visados. Tinham um projeto de aculturação e controle dos indígenas diverso do dos colonizadores — e, além disso, eram donos de extensas fazendas de gado, plantações de algodão e engenhos, e participavam ativamente do comércio das drogas do sertão.1
Eram, portanto, concorrentes econômicos dos colonos, e não apenas adversários morais. Os conflitos entre representantes da Coroa, colonizadores e religiosos foram constantes.1

A fachada da igreja de São Miguel · 2007 · Wikimedia Commons · CC BY-SA 4.0
No Norte, a grande presença indígena fez da região um dos principais campos de atividade missionária. A fonte oferece um número que dá a dimensão do sistema: por volta de 1740, as aldeias de jesuítas e franciscanos abrigavam algo como 50 mil indígenas.1
Foi ali que atuou Padre Antônio Vieira. Ele desembarcou em 1653, na condição de provincial da Companhia, e pôs sua pregação — que a fonte qualifica de intensa — a serviço de uma causa precisa: conter os abusos que se cometiam contra os índios.1

Outro ângulo das ruínas jesuíticas · 2005 · Wikimedia Commons · CC BY-SA 4.0
Duas coisas que a Igreja não fez
Um artigo honesto sobre este assunto precisa registrar o que não aconteceu. E a omissão mais grave é esta: a escravização do africano não encontrou oposição — nem da Igreja, nem da Coroa.1
Não se tratou de silêncio distante. Ordens religiosas como a dos beneditinos estiveram entre os grandes proprietários de cativos.1 A mesma instituição que discutia os limites do cativeiro indígena era proprietária de africanos escravizados.
A segunda coisa é mais sutil, e diz respeito aos padres rebeldes. Eles existiram: padres seculares buscaram, por caminho individual, escapar ao peso do Estado e da própria Igreja quando houve oportunidade. O exemplo célebre vem da Inconfidência Mineira: entre os envolvidos havia padres que tocavam lavoura grande, exploravam mina e negociavam diamante e gente escravizada. E a fonte registra que houve padres em praticamente todos os movimentos de rebelião a partir de 1789, atravessando a Independência até meados do século XIX.1
Por que tanta presença? Fausto admite que as razões estão pouco estudadas — e recorre a José Murilo de Carvalho, que, analisando a época imperial, contrastou o comportamento conservador dos magistrados com a rebeldia dos padres e sugeriu três origens para ela: a extração social desses homens, as dificuldades de ascensão na carreira e a atuação mais próxima da população.2
Mas vem a ressalva que impede a generalização, e ela é da fonte principal: seria engano estender essa rebeldia a todo o clero — ela era visível, mas excepcional. No trabalho de todo dia — em silêncio, e por vezes com pompa — o que a instituição fez foi outra coisa: converteu índio e africano, e plantou na população o hábito de obedecer àquilo que ela mandava.1
- A Igreja não era contrapoder — era aparelho — o padroado produzia subordinação da Igreja ao Estado português, e não uma aliança entre iguais. O rei recolhia o dízimo, criava dioceses, nomeava bispos, remunerava o clero e mantinha a Mesa da Consciência e Ordens para supervisionar tudo.
- O dízimo era imposto geral, não oferta religiosa — correspondia a um décimo dos ganhos obtidos em qualquer atividade, e quem o recolhia era a Coroa. Tratá-lo como contribuição de fiéis subestima seu peso fiscal sobre a economia colonial.
- Aldeamento também era sujeição — a diferença em relação à escravização praticada pelos colonos é real e não deve ser apagada. Mas o modo europeu de trabalhar fazia parte da definição de “bom cristão”, e dali saíam lavradores indígenas úteis ao empreendimento. As duas vias divergiam no método e convergiam no destino.
- Igreja e Coroa não se opuseram à escravidão africana — a afirmação é explícita na fonte, e vem acompanhada de um registro que a agrava: ordens como a dos beneditinos figuravam entre os maiores donos de cativos. Contrapor a defesa do índio ao silêncio sobre o africano é parte do assunto, não digressão.
- O padre rebelde era exceção — houve padres em praticamente todos os movimentos de rebelião desde 1789, e José Murilo de Carvalho atribui essa rebeldia à extração social, às dificuldades de carreira e à proximidade com a população. Mas a própria fonte adverte que estender a característica a todo o clero é engano: ela era visível, porém excepcional.
- LACUNA declarada pela própria fonte — sobre as razões da presença de padres nas rebeliões, Fausto escreve que elas estão pouco estudadas. A hipótese de José Murilo de Carvalho é apresentada como sugestão, e é assim que deve ser usada numa resposta.
- O Estado colonial não era máquina onipresente — até meados do século XVII as autoridades só agiam com eficácia na sede do governo-geral e nas capitanias vizinhas. No resto, mandavam as ordens religiosas — os jesuítas considerados um Estado dentro do Estado — ou os grandes proprietários e apresadores de índios.
Material de estudo
Tudo o que você precisa para revisar este assunto está aqui — não é preciso procurar em outro site. Comece pelos flashcards, que testam o que você lembra, e use os diagramas para reconstruir o que faltou.
De 1549 à expulsão de 1759
O padroado como contrato
As duas sujeições do índio
O que tornou o arranjo possível, o que ele produziu
Mapa mental do assunto
Quadro-resumo para revisão rápida
| Item | Dado |
|---|---|
| Mecanismo | padroado real — subordinação da Igreja ao Estado português |
| Natureza | ampla concessão da Igreja de Roma ao Estado português |
| Contrapartida da Coroa | promover e assegurar os direitos e a organização da Igreja em todas as terras descobertas |
| Poder fiscal do rei | recolher o dízimo: um décimo dos ganhos de qualquer atividade |
| Poder administrativo | criar dioceses e nomear os bispos |
| Encargos assumidos | remunerar o clero; construir e conservar os edifícios de culto |
| Órgão supervisor | Mesa da Consciência e Ordens, espécie de ministério régio para assuntos da fé |
| Primeiro bispado | São Salvador, subordinado ao arcebispado de Lisboa |
| Função social da Igreja | educação e “controle das almas”, difundindo a obediência ao poder do Estado |
| Atos monopolizados | batismo, crisma, casamento religioso, confissão, extrema-unção e enterro |
| O que dependia deles | o ingresso na comunidade, a vida tida por decente e a morte sem pecado |
| Limite (1) | influência da Companhia de Jesus na Corte até a época de Pombal (1750-1777) |
| Limite (2) | clero secular disperso pelo território e difícil de enquadrar |
| Limite (3) | autonomia das ordens: carmelitas, beneditinos, mercedários, franciscanos e sobretudo jesuítas |
| Razões da autonomia | regras próprias, política sobre a questão indígena e independência econômica |
| Alcance do Estado | até meados do século XVII, só a sede do governo-geral e as capitanias vizinhas |
| Quem mandava no resto | ordens religiosas — jesuítas como um Estado dentro do Estado — ou grandes proprietários e apresadores de índios |
| Chegada dos jesuítas | 1549, com Nóbrega e cinco companheiros, junto ao primeiro governador-geral |
| Os dois objetivos | catequizar os índios e disciplinar o clero de má fama já existente |
| São Paulo | fundada por Nóbrega e Anchieta em 1554; vila em 1561, com colégio jesuítico |
| Sujeição pelos colonos | escravização pura e simples, por frio cálculo econômico |
| Sujeição pelas ordens | juntar em aldeias e, pela escola, formar “bons cristãos” |
| A ressalva decisiva | ser “bom cristão” abrangia o modo europeu de trabalhar — daí saíam lavradores úteis à Colônia |
| Economia jesuítica | fazendas de gado, plantações de algodão, engenhos e comércio das drogas do sertão |
| 1639-1640 | limites à escravização indígena geram reações violentas no Rio, em Santos e em São Paulo |
| 1653 | desembarca Padre Antônio Vieira, provincial da Companhia, pregando contra os abusos |
| 1684 | expulsão do Maranhão; retorno dois anos depois, com apoio da Coroa |
| c. 1740 | as aldeias de jesuítas e franciscanos do Norte abrigam algo como 50 mil indígenas |
| 1759 | expulsão definitiva dos jesuítas |
| Escravidão africana | não houve oposição de nenhuma das duas; beneditinos entre os maiores donos de cativos |
| Padres rebeldes | presentes em praticamente todos os movimentos desde 1789 — mas fenômeno visível e excepcional |
| Lacuna da fonte | as razões dessa presença estão pouco estudadas; a explicação de José Murilo de Carvalho é sugestão |
Fontes
- FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp. Fonte principal deste artigo.
- CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Citado pela fonte principal a respeito da rebeldia do clero.
- HOORNAERT, Eduardo (org.). História da Igreja no Brasil. Petrópolis: Vozes.
- MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras.