Reino do Congo
Em 1526, o rei do Congo escreveu a Lisboa pedindo o fim do tráfico de escravos em seu reino. Era o mesmo homem que adotara nome português, títulos de nobreza europeus e mandara o filho estudar em Portugal. Levou dez anos para receber resposta — e a resposta foi não.

São Salvador, capital do Reino do Congo · 1745 · Wikimedia Commons · Public domain
Em 1526, um rei africano escreveu ao rei de Portugal pedindo que parasse de mandar traficantes ao seu reino. Quem escrevia não era um inimigo dos portugueses: era o soberano que adotara nome português, distribuíra títulos de duque e marquês à sua nobreza e mandara o próprio filho estudar em Lisboa. Entender como as duas coisas cabem na mesma pessoa é entender este assunto.
O que existia antes das caravelas
Convém começar desfazendo a imagem de tribo dispersa. O que Diogo Cão encontrou em 1483 era um Estado, com capital, tributo, hierarquia e exército.
O território ficava numa faixa de savana logo abaixo da floresta equatorial — e não coincide com os dois países que hoje levam o nome Congo.1 A sede do poder era M’banza-Congo, que os portugueses rebatizariam de São Salvador. E ela era enorme para os padrões da época: entre 60 mil e 70 mil habitantes, com um palácio real de 2,4 mil metros de circunferência.1
A base material era agropecuária. Plantavam-se milhete, sorgo e feijão; criavam-se galinhas, ovelhas, porcos e gado bovino. As roupas saíam de fibra de palmeira.1
E havia indústria, no sentido que a palavra tinha então. Os congoleses eram oleiros hábeis e trabalhavam metal — dominavam técnicas de fundição de ferro e cobre, das quais saíam machados, enxadas e as pontas de flecha usadas na caça e na guerra. Morava-se em aldeias cercadas por paliçadas.1
LembreO Congo era um reino, ou o termo é exagero de linguagem?
Era um Estado, no sentido pleno. Tinha capital de dezenas de milhares de habitantes, um soberano com título próprio — o manicongo —, hierarquia de senhores provinciais, exército e metalurgia. Diplomaticamente, foi tratado como reino: enviou embaixadores a Lisboa e à Santa Sé, e em 1651 o próprio Conselho Ultramarino português ainda o descrevia como irmão de armas dos reis portugueses, e não como súdito deles.
Um dado precisa ser dito com clareza, porque é ele que torna a história compreensível: metade dos 200 mil moradores do reino era escrava.1 Cativeiro já existia ali antes de qualquer caravela. O que os portugueses trouxeram não foi a escravidão — foi uma demanda externa, contínua e sem teto, capaz de transformar uma instituição interna em indústria de exportação.

Os reinos do Congo e de Angola · 1686 · Wikimedia Commons · Public domain
1483: o encontro, e quem propôs o quê
A caravela de Diogo Cão lançou âncora na margem sul da foz do rio Zaire. Quem o recebeu foi o maní do Sônio — o senhor de uma das províncias do reino. Entenderam-se por mímica e uma ou outra palavra, e o navegador despachou presentes e mensageiros para a capital, onde governava o manicongo Nzinga-a-Nkuwa.1
A resposta demorou, e Diogo Cão fez o que se tornaria hábito: tomou quatro reféns entre os moradores e os levou embora, prometendo devolvê-los em quinze luas.1
A promessa foi cumprida. Em 1485 ele reapareceu com os quatro trajados à europeia e falando português com fluência — e com uma carta de Dom João II oferecendo amizade. Dessa vez a resposta veio rápida: o soberano mandaria uma embaixada a Portugal, no próprio navio.1
O que essa embaixada levou merece atenção, porque desmonta a ideia de encontro entre civilização e ausência dela. Os presentes eram peças de marfim e panos de ráfia, e a qualidade e a beleza deles causaram alvoroço na nobreza de Lisboa.1
E os pedidos do manicongo dizem tudo sobre o que ele imaginava estar construindo. Queria que Portugal recebesse e educasse jovens súditos seus, de modo que, uma vez formados, eles repassassem o conhecimento aos conterrâneos. Queria missionários católicos. E queria mestres de ofício — nominalmente agricultores, carpinteiros e pedreiros.1
Repare no que não está na lista: nenhum pedido de armas, nenhuma proposta de venda de gente. O que o Congo estava solicitando era transferência de técnica e de instrução.
Dom João II atendeu. Enviou três navios com padres, artífices e mimos — veludos, damascos, sedas, arreios e cavalos. A travessia foi desastrosa: calmarias, brigas a bordo e mortes por febre levaram o comandante Gonçalo de Sousa e também o embaixador congolês João da Silva — um dos reféns de 1483, cujo nome africano era Caçuta.1
Entre maio e julho de 1491, os recém-chegados ergueram na capital a primeira igreja católica de toda a África subsaariana. A catedral que dali nasceria — Kulumbimbi — só ficaria pronta em 1596, e suas ruínas foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 2017.1
Por que um rei africano se converteu
A pergunta costuma vir carregada de suspeita — como se conversão só pudesse ser cálculo ou imposição. A fonte recusa as duas simplificações e sugere que interesse prático e adesão sincera se somaram.1
O argumento é de afinidade de práticas, e é bom. Guardavam-se ali relíquias dos antepassados — ossos, tufos de cabelo — às quais se atribuíam poderes miraculosos, e usavam-se mandingas e talismãs. Do outro lado do mar, católicos carregavam terços, escapulários, medalhinhas e crucifixos.1 A distância entre as duas religiosidades era menor do que a retórica da época fazia crer.
O primeiro manicongo cristão, batizado Dom João I, morreu em 1506.1
Dom Afonso I: o rei que quis fazer do Congo outro Portugal
A sucessão foi violenta. Mbemba Nzinga, filho mais velho e batizado Dom Afonso I, disputou o trono com o irmão Mpanzu a Kitima — que tinha do seu lado a nobreza tradicional, contrária à europeização. Afonso venceu e matou o irmão.1
Contou-se depois que, na batalha decisiva, Dom Afonso viu o sinal da cruz no céu e teve a ajuda do apóstolo Santiago. A cena não é africana: é ibérica, e antiga. O primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, teria tido visão semelhante em Ourique; e Santiago era chamado na península de “Mata-Mouros”, pelo auxílio que prestaria aos reis católicos contra os muçulmanos.1 Ou seja: junto com a fé, o Congo importou também o repertório de lendas que a acompanhava — e passou a contar a própria história com as imagens do outro.
No trono, Afonso revelou-se devoto: testemunhas da época diziam que passava as noites lendo vidas de santos e livros de doutrina. E tinha um projeto declarado — fazer do Congo uma cópia de Portugal.1
A execução foi rápida e minuciosa. A aristocracia local passou a usar dom e dona e os títulos de barão, conde, marquês e duque. Instalou-se o gosto pelo traje europeu: correntes de ouro, sapatos de fivela, casacas de veludo com gola alta e punho rendado e chapéus de aba larga com plumas.1
Como o pai, mandou jovens a Lisboa para serem instruídos. Um deles era Henrique, seu filho — que se tornaria o primeiro bispo africano, à frente da diocese de Utica, perto de onde ficara Cartago, na atual Tunísia. Coube ainda a Afonso indicar os primeiros embaixadores do Congo junto à Santa Sé.1
Vale medir o que esses dois fatos significam. Ter bispo próprio e embaixada permanente no Vaticano colocava o Congo, no plano diplomático, no mesmo tabuleiro dos reinos europeus — não na condição de território conquistado. Foi justamente essa posição que, por um século e meio, protegeu o reino de ser saqueado como os vizinhos. E foi ela que os traficantes precisariam demolir antes de chegar ao que queriam.

A costa africana no mapa de Rigobert Bonne · 1770 · Wikimedia Commons · Public domain
A carta de 1526
O atrito não nasceu da fé, e sim da conta. Os reis congoleses chegaram a mandar cativos de presente ao rei de Portugal, e, com apoio português, moviam razias contra vizinhos que terminavam com centenas de prisioneiros. Numa delas, o manicongo derrotou o rei Munza, do Dembo: dos 600 capturados, 300 seguiram imediatamente para Portugal — e os outros só ficaram porque os navios já haviam zarpado.1
Em 1530, a saída anual do reino já era de 4 mil a 5 mil pessoas classificadas como “peças da Índia” — o rótulo comercial para cativos jovens, saudáveis e do sexo masculino.1
O choque estava montado, e a fonte o resume em duas linhas. Do lado africano, a expectativa era de apoio técnico e de reforço militar contra os rivais. Do lado europeu, era gente para embarcar.1
Quando percebeu que o número de súditos embarcando havia se tornado alarmante, Afonso escreveu a Dom João III, em 1526. O trecho decisivo declara a vontade do soberano: “que neste reino não haja trato de escravos”, e que deles não haja mais saída.1
E a carta ia além do pedido. Ele queria comprar um navio em Portugal para negociar direto com a Europa, sem intermediários. Portugueses continuariam bem-vindos — desde que fossem padres ou professores. Traficante não entraria mais.1
A resposta de Lisboa levou dez anos para chegar. E nenhuma das propostas foi aceita. A fonte explica sem rodeios: salvar almas interessava menos que o tráfico.1
O que desmoronou, e em que ordem
Recusado pelo parceiro, Afonso tentou resolver por dentro. Montou um comitê de três representantes seus, sem cuja autorização nenhum cativo poderia ser embarcado. O resultado foi instrutivo e desanimador: as feiras simplesmente mudaram de endereço, deslocando-se para regiões vizinhas e continuando tão ativas quanto antes.1
Quando ele morreu, em 1543, o projeto de europeização já havia fracassado por inteiro. Portugal não cumprira sua parte. E a decadência atingia até quem deveria encarná-la: padres e missionários se revelaram mais interessados em traficar do que em ensinar ou converter — e entre os que traficavam estava nada menos que o superior da Companhia de Jesus na região, o padre Jorge Vaz.1
As cartas do manicongo a Lisboa viraram um rosário de queixas sobre a conduta do clero. Numa delas, relatava que um padre havia engravidado uma professora da escola local, o que fez os alunos fugirem em massa.1
O historiador Alberto da Costa e Silva resumiu o que aconteceu numa imagem que a fonte cita e que vale guardar: Portugal, escreveu ele, havia se instalado dentro do reino “como uma espécie de doença”.2
O desmoronamento seguiu uma sequência. Primeiro, os herdeiros de Afonso se destroçaram numa luta sucessória. Depois, em 1554, o Ndongo — reino ao sul, até então vassalo — rompeu com o Congo com apoio português e derrotou em campo as tropas do manicongo Dom Diogo I, descrito como um rei janota que nunca repetia roupa e vestia-se à portuguesa.1
Em 1568 vieram os jagas, guerreiros do interior que o viajante Felippo Pigafetta descreveu como “horda feroz, nômade e antropófaga”, sustentada pelo saque e pela guerra. Moviam-se depressa, e atacavam de escudo, punhal e azagaia.1
A instabilidade final tem uma estatística que dispensa comentário. A partir de 1614, em apenas vinte e cinco anos, oito soberanos passaram pelo trono — todos com nomes aportuguesados. O reinado mais longo, o de Dom Álvaro II, durou sete anos. Três reis foram depostos e um, envenenado.1

Funeral da rainha Nzinga, em gravura de 1732 · 1732 · Wikimedia Commons · Public domain
Ambuíla, 1665
O golpe final não partiu de Lisboa. Partiu do Brasil.
Executaram-no três homens que a guerra contra os holandeses havia transformado em heróis, tanto no Brasil quanto em solo africano: André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira e Salvador de Sá. A Coroa os recompensou com honrarias — e, entre elas, com o governo de Angola, que os três ocuparam um após o outro, de 1648 a 1661.1
E olhavam para o Congo com olhos de traficante. Era o último grande bolsão de mão de obra cativa da região, e justamente aquele que nunca fora pilhado como os outros — por causa das relações privilegiadas que os congoleses haviam firmado, um século e meio antes, com o rei português e com o papa.1
Restava, porém, um obstáculo jurídico: o Congo era reino cristão independente, reconhecido por Roma, Lisboa e outras capitais. Em 1651, um estatuto do Conselho Ultramarino havia deixado isso por escrito: o rei do Congo “não é vassalo desta coroa”, e sim irmão de armas dos reis dela.1
Os pretextos foram fabricados. Fernandes Vieira acusou o manicongo Dom Antônio I Afonso de traição e de abrigar escravos fugidos de Angola. Vidal de Negreiros — paraibano e dono de engenhos — alegou que o rei roubava minas e desviava metais preciosos da Coroa; e, para neutralizar a Igreja, classificou o clero congolês de “cismático e idólatra”.1
Pressionado por nobres e súditos, o manicongo tomou a iniciativa e declarou guerra. O objetivo, escreveu ele, era defender terra, família e fazenda — e também as “próprias vidas e liberdades” de um povo de que os portugueses queriam apossar-se.1
O confronto veio em 1665, a cerca de setenta quilômetros a leste de São Salvador: a Batalha de Ambuíla. Do lado congolês havia 190 mosqueteiros e dezenas de milhares de arqueiros e zagaieiros. Do outro lado, o inventário de Vidal de Negreiros somava milhares de guerreiros nativos — os jagas entre eles —, mais 3 mil arqueiros, 550 mosqueteiros e duas peças de artilharia.1
A diferença não estava no número, e sim na artilharia e na proporção de armas de fogo. Foi massacre. O rei foi morto e degolado, e o relato enviado a Lisboa contabilizou mais de 5 mil guerreiros mortos, incluindo “quatrocentos fidalgos titulares”.1
O tratamento dado ao corpo diz muito sobre a natureza do episódio. A cabeça decepada foi levada em procissão pelas ruas de Luanda e sepultada na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, que o próprio Vidal de Negreiros mandara erguer no ano anterior.1 Honras de rei cristão para quem se acabara de exterminar.
O que essa história ensina
O Congo é citado pelos estudiosos como caso exemplar e trágico das consequências do tráfico.1 E dois historiadores citados pela fonte formulam a razão disso.
Para o britânico Charles Boxer, o reino é o símbolo máximo de uma “dicotomia” que marcou por séculos o modo português de se aproximar dos africanos: o desejo de salvar almas convivendo com o anseio de escravizar corpos.3 Para John Russell-Wood, tratou-se de “um exercício de desilusão mútua”: cada lado esperou do outro aquilo que o outro nunca pretendeu dar.1
Vale fechar pelo que o caso desfaz. Ele desfaz a ideia de África sem Estado: havia capital, tributo, diplomacia e bispo. Desfaz a ideia de vítima passiva: o Congo negociou, converteu-se por decisão própria, guerreou vizinhos e lucrou com isso antes de virar presa. E desfaz a ideia de que a escravidão atlântica tenha sido um encontro entre europeus e um vazio — foi um encontro entre dois Estados, em que um deles não teve como sustentar o preço.
Depois de Ambuíla, Angola e o território do antigo Congo se firmariam como os maiores fornecedores de cativos ao longo dos 350 anos da escravidão no Brasil.1
- O Congo era um Estado — capital com 60 mil a 70 mil habitantes, palácio real, senhores provinciais, metalurgia de ferro e cobre, exército, embaixadas em Lisboa e no Vaticano e bispo próprio. Tratá-lo como agrupamento tribal é erro factual, não questão de vocabulário.
- Havia cativeiro antes dos portugueses — metade dos 200 mil moradores do reino era escrava. Isso não atenua a responsabilidade europeia: o que muda tudo é a demanda externa contínua e sem teto, que converte uma instituição interna em indústria de exportação.
- A conversão foi decisão própria — não houve imposição pela força. A fonte soma interesse prático e adesão sincera, e aponta afinidades concretas entre as práticas religiosas — relíquias de antepassados e talismãs de um lado, terços e escapulários de outro.
- O Congo também foi agente do tráfico — os reis congoleses mandaram cativos de presente a Portugal e promoveram razias contra vizinhos, como a que derrotou o rei Munza, do Dembo, e rendeu 600 prisioneiros. Apresentar o reino apenas como vítima apaga metade do processo.
- O pedido de 1526 é o centro do assunto — dom Afonso I pediu formalmente o fim do trato de escravos em seu reino, um navio para comerciar sem intermediários e que só padres e professores fossem enviados. A resposta demorou dez anos e foi negativa em tudo.
- Quem destruiu o reino veio do Brasil — Salvador de Sá, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira governaram Angola entre 1648 e 1661 e conduziram o ataque de Ambuíla — contra um reino que a própria Coroa portuguesa reconhecia como irmão de armas, e não como vassalo.
- A data de fundação não vem desta fonte — a fonte principal deste artigo trata do reino a partir do contato de 1483 e não fornece data de fundação. Este artigo não afirma nenhuma.
Material de estudo
Tudo o que você precisa para revisar este assunto está aqui — não é preciso procurar em outro site. Comece pelos flashcards, que testam o que você lembra, e use os diagramas para reconstruir o que faltou.
De 1483 a Ambuíla
O que o Congo pediu, o que Portugal queria
O que se encontrou, o que a engrenagem fez
Mapa mental do assunto
Quadro-resumo para revisão rápida
| Item | Dado |
|---|---|
| Localização | savana logo abaixo da floresta equatorial; não coincide com os países que hoje usam o nome |
| Capital | M’banza-Congo, rebatizada São Salvador |
| População da capital | de 60 mil a 70 mil habitantes |
| Palácio real | 2,4 mil metros de circunferência |
| Título do soberano | manicongo, “senhor do Congo” |
| Economia | milhete, sorgo e feijão; gado, porcos, ovelhas e galinhas; roupas de fibra de palmeira |
| Técnica | olaria e metalurgia de ferro e cobre — machados, enxadas e pontas de flecha |
| Escravidão interna | metade dos 200 mil moradores do reino era escrava, antes do contato |
| 1483 | Diogo Cão na foz do Zaire; leva quatro reféns |
| 1485 | retorna com eles vestidos à europeia e falando português |
| A embaixada | leva marfim e panos de ráfia, que causam alvoroço na nobreza de Lisboa |
| Os pedidos do Congo | missionários, mestres de ofício e formação de jovens que voltariam para ensinar |
| 1491 | erguida a primeira igreja católica da África subsaariana |
| A catedral | Kulumbimbi, concluída em 1596; ruínas são Patrimônio Mundial desde 2017 |
| 1506 | morre dom João I; assume dom Afonso I, após matar o irmão Mpanzu a Kitima |
| Projeto de Afonso | fazer do Congo uma cópia de Portugal — títulos, trajes e nomes europeus |
| Primeiro bispo africano | Henrique, filho de Afonso, na diocese de Utica |
| Razias | com apoio português; contra o rei Munza, do Dembo, renderam 600 prisioneiros |
| 1530 | o reino exporta 4 mil a 5 mil cativos por ano, as “peças da Índia” |
| O choque | o Congo esperava apoio técnico e militar; Portugal queria gente para embarcar |
| 1526 | carta a dom João III: que não haja trato de escravos no reino, nem saída deles |
| Outros pedidos da carta | um navio para comerciar sem intermediários; só padres e professores seriam aceitos |
| A resposta | dez anos de espera, e nenhuma proposta aceita |
| Tentativa de controle | comitê de três representantes; as feiras apenas mudaram para regiões vizinhas |
| 1543 | morte de dom Afonso I, com o projeto de europeização fracassado |
| O clero | padres entre os traficantes, inclusive o superior dos jesuítas, padre Jorge Vaz |
| Costa e Silva | para o historiador, Portugal instalara-se dentro do reino como uma doença |
| 1554 | o Ndongo se separa com apoio português e derrota as tropas de dom Diogo I |
| 1568 | invasão dos jagas, guerreiros do interior de Angola |
| A partir de 1614 | oito soberanos em 25 anos; três depostos e um envenenado |
| Os três governadores | Salvador de Sá, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, em Angola entre 1648 e 1661 |
| Estatuto de 1651 | o Conselho Ultramarino o trata como irmão de armas dos reis portugueses, não como súdito |
| Ambuíla, 1665 | do lado congolês, 190 armas de fogo; do outro, 550 e mais duas peças de artilharia |
| Desfecho | o rei é morto e degolado; mais de 5 mil guerreiros mortos |
| Depois | Angola e o antigo Congo tornam-se os maiores fornecedores de cativos ao Brasil |
Fontes
- GOMES, Laurentino. Escravidão — volume 1. Rio de Janeiro: Globo Livros. Fonte principal deste artigo.
- COSTA E SILVA, Alberto da. A manilha e o libambo: a África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Citado pela fonte principal.
- BOXER, Charles R. O império marítimo português. São Paulo: Companhia das Letras. Citado pela fonte principal.
- THORNTON, John K. A África e os africanos na formação do mundo atlântico. Rio de Janeiro: Campus.