História Verso
História Geral · Idade Antiga

Egito: o Estado do Nilo

Um rio de cheias imprevisíveis, celeiros do Estado contra a fome, um rei que era deus por ritual e escribas que faziam o reino funcionar. E uma pergunta que a UNESCO pôs no centro do debate em 1974: o que muda quando se estuda o Egito como parte da história da África?

c. 3000-332 a.C.16 min de leitura7 fontes
Paleta de Narmer, frente e verso, c. 3000 a.C., Museu Egípcio do Cairo · anonymous · between circa 31 st century and circa 30 th century BC Early Dynastic Period of Egypt (3100 BC
Paleta de Narmer, as duas faces, c. 3000 a.C., hoje no Museu Egípcio do Cairo. O rei vindo do sul aparece vencendo inimigos, e pequenos hieróglifos já identificam pessoas e títulos: escrita e Estado unificado surgem, na documentação, praticamente juntos.
Paleta de Narmer, frente e verso, c. 3000 a.C., Museu Egípcio do Cairo · 3100 a.C. · Wikimedia Commons · Public domain
Pergunta orientadora

Em muitos livros didáticos, o Egito aparece ao lado da Mesopotâmia, num capítulo chamado “Oriente Próximo”. A coleção de história da África publicada pela UNESCO o coloca no primeiro capítulo de um volume sobre a África antiga. Não é questão de endereço: o que muda no estudo do Egito quando ele é lido como civilização africana?

De onde vem o que se lê aqui
A base deste artigo é o volume II da História Geral da África, obra coletiva escrita entre o fim dos anos 1970 e o início dos 1980 e revista na edição brasileira de 2010. Cada capítulo tem um autor, e eles nem sempre concordam entre si — inclusive sobre datas. Quando o texto abaixo disser “segundo Yoyotte” ou “para Diop”, é porque a afirmação é do autor do capítulo, e não um consenso.

Quem fez o vale: o rio ou as pessoas?

A frase mais repetida sobre o Egito — a de que ele seria um presente do Nilo — esconde o problema principal. O rio não entregava nada pronto. Suas cheias variavam muito de um ano para outro: uma cheia baixa deixava bacias inteiras sem água; uma alta demais arrasava lavouras e casas. A Introdução do volume calcula que, entre 1871 e 1900, só metade das cheias teria bastado para atender o país.1

Viver ali exigiu, portanto, obra. Os primeiros grupos fixados no vale — vindos, segundo Abu Bakr, do leste, do oeste e do sul, empurrados pelo ressecamento do Saara — tiveram de limpar o terreno, drenar pântanos e erguer diques; depois aprenderam a cavar canais.2 Esse trabalho em grande escala pedia coordenação, e é dele que o autor deriva as unidades políticas locais, os nomos, que continuariam a ser a base do território na época histórica.

O passo seguinte foi guardar. Como a cheia podia falhar, era preciso reservar grão para comer e, sobretudo, semente para plantar no ano seguinte. Quem fazia isso era o governo central, por meio de um sistema de celeiros reais espalhados pelo país. A Introdução tira daí a conclusão que dá o tom do volume: o Egito não é apenas dádiva do Nilo, “é, acima de tudo, uma criação do homem”.1

Yoyotte acrescenta uma cautela que vale para a prova. Não se sabe se foi a necessidade de coordenar a irrigação que criou o Estado unificado, ou se foi o Estado já unificado, com a escrita, que organizou a irrigação.3 A relação entre água e poder é certa; a ordem de causa e efeito, não.

Sobre essa base, a economia era de cereais — trigo e cevada, que davam o pão e a cerveja da dieta comum. O sistema de bacias de inundação permitia uma só colheita por ano, e o ciclo curto deixava muita gente livre durante parte do ano, disponível para as grandes construções do rei e dos templos.3 O rio era também a estrada: barcos levavam grão de uma província a outra e blocos de pedra para os canteiros, o que tornou possível centralizar a economia.

LembrePor que os historiadores da UNESCO recusam a fórmula “o Egito é uma dádiva do Nilo”?

Porque ela atribui ao rio o que foi trabalho humano organizado. As cheias eram irregulares, e o vale só se tornou produtivo com diques, canais, drenagem e um sistema de celeiros do Estado que guardava grão e semente contra os anos ruins. Note que a recusa não vale para a dependência do rio, que é real — vale para a ideia de que ela dispensasse a organização.

Três mil anos em ritmo de pêndulo

O primeiro marco político é a união das Duas Terras: o Alto Egito, faixa estreita de terra fértil ao longo do rio, ao sul, e o Baixo Egito, o triângulo do Delta, ao norte. Foi o reino do sul que submeteu o do norte, sob um rei que a tradição chamou Menés e que os achados arqueológicos registram como Narmer, por volta de 3000 a.C.2 A capital foi levada para Mênfis, perto da fronteira entre as duas regiões.

A divisão em trinta dinastias que todo manual usa foi feita muito depois, pelo historiador egípcio Mâneton, por volta de 280 a.C.2 E ela esconde uma irregularidade. A história faraônica alterna períodos de poder central forte — Antigo, Médio e Novo Império —, ricos em monumentos e documentos, com períodos intermediários, quando o poder se fragmenta e as fontes rareiam. Somados ao início mal conhecido da monarquia, os trechos obscuros passam de dez séculos.1

Pirâmide de degraus de Djoser (Zoser), em Saqqara · Wknight94 talk · 2010-02-06
Pirâmide de degraus do rei Zoser, em Saqqara, III dinastia. Atribuída a Imhotep, foi a primeira das grandes obras em pedra do Egito e ficava no centro de um recinto funerário de cerca de 15 hectares.
Pirâmide de degraus de Djoser (Zoser), em Saqqara · 2010 · Wikimedia Commons · CC BY-SA 3.0

O que move esse pêndulo? Yoyotte propõe uma leitura que organiza a cronologia inteira: a história do Egito seria a de uma disputa entre a monarquia, que queria nomear quem bem entendesse, e o alto funcionalismo, que tendia a tornar os cargos hereditários e autônomos.3 Visto assim, cada crise tem a mesma forma:

  • o Antigo Império acaba quando os governadores de província passam a construir os próprios túmulos em casa, e não junto à pirâmide do rei — sinal de que o poder havia se deslocado para eles;2
  • no Segundo Período Intermediário, altos cargos chegam a ser comprados e vendidos como propriedade pessoal;3
  • o Novo Império termina quando o comando militar do sul e o sacerdócio de Âmon, em Tebas, ficam nas mãos de uma mesma família de sumos sacerdotes.3

Cada fragmentação trazia o mesmo cortejo: guerra entre senhores locais, fronteiras desguarnecidas, menos obras e arte de pior qualidade. A descrição mais famosa vem de um texto atribuído ao sábio Ipu-Ur, que pinta o país depois do Antigo Império como ruína, pilhagem e inversão social — os que nada tinham enriquecidos, os ricos despojados.2 A datação desse texto, avisa Abu Bakr, é discutida.

Duas fases de domínio estrangeiro ajudam a ver o pêndulo de outro ângulo. Os hicsos — nome que vem de uma expressão egípcia para “governantes de países estrangeiros” — não chegaram numa invasão súbita: foram grupos do Oriente Próximo que se infiltraram no Delta no fim da XIII dinastia e acabaram reinando a partir de Ávaris.2 Trouxeram o cavalo, o carro de guerra e a armadura, que os reis de Tebas usariam para expulsá-los. Com Amósis começa o Novo Império, a fase em que o Egito, com Tutmés III e suas dezessete campanhas, impõe-se na Síria e no norte da Mesopotâmia.

Do sul viria outra mudança de comando. Por volta de 720 a.C., um rei sediado junto à Quarta Catarata do Nilo, Piankhy, avançou sobre um Egito dividido e fundou a XXV dinastia. Quem eram esses reis, e por que não devem ser tratados como apêndice da história egípcia, é assunto de outro artigo.

Como o poder funcionava por dentro

A palavra faraó diz muito sobre a instituição. Vem de per-aa, a “Grande Casa”: no Antigo Império designava o palácio e seus serviços; só no Novo Império passou a nomear a pessoa do rei.3 O soberano era, antes de tudo, o Estado personificado.

A ideia de que o rei era um deus consolidou-se nas primeiras dinastias, segundo Abu Bakr, para dar um único chefe a duas terras que tinham sido rivais: a partir de certo momento, quem governava não era um homem do norte nem do sul, era um deus.2 Em teoria, o faraó era o único sacerdote de todos os deuses, o único juiz e o único guerreiro. Na prática, delegava tudo, e o ritual o cercava a ponto de regular até o banho e o passeio.

Quem executava eram os escribas. Yoyotte insiste num ponto que contraria o esquema escolar de “castas”: não havia uma casta de escribas separada da de guerreiros ou de sacerdotes. A classe dirigente era uma só, e confundia-se com os quadros da administração; dominar a escrita era a chave de acesso a ela.3 No topo ficava o vizir, autoridade judicial máxima abaixo do rei. A eficácia dessa burocracia — registros, classificações, contabilidade — é, para o autor, a razão mais provável do poderio egípcio no exterior, mais do que a força militar.

A economia acompanhava esse desenho. Comércio exterior, minas e pedreiras eram atividade do Estado, e expedições reais iam buscar madeira em Biblos, no Líbano, e mirra, ébano e animais em Punt, no litoral da Somália.2 Mas o monopólio do rei sobre a terra era, nas palavras de Yoyotte, “mais teórico do que prático”: os templos tinham campos, rebanhos e oficinas próprios; soldados recebiam lotes; altos funcionários administravam suas dotações; e no Novo Império existiam pequenos agricultores independentes.3

Quem construía as tumbas reais
O autor reduz o peso da escravidão na economia egípcia: escravos de particulares eram sobretudo serviçais domésticos, e a mão de obra escrava teve papel limitado no campo. O caso mais bem documentado de trabalho em obra real é o da aldeia de Deir el-Medina, perto do Vale dos Reis. Os que escavavam e decoravam os túmulos dos faraós eram funcionários, pagos em cereal e outras rações — e chegaram a recorrer à greve quando a ração atrasava.3

Dois traços completam o quadro. O primeiro é jurídico: Yoyotte descreve o direito faraônico como firmemente individualista, com homens e mulheres de qualquer condição iguais perante a lei e mulheres com os mesmos direitos de propriedade.3 O segundo é o trono feminino: quatro mulheres reinaram como faraó. A mais conhecida, Hatshepsut, legitimou-se declarando-se filha do deus Âmon-Rá e governou cerca de duas décadas; seu sucessor, Tutmés III, mandou apagar o nome e a imagem dela dos monumentos.2

Questão 01múltipla escolha · sem placar
Para o egiptólogo J. Yoyotte, a história do Egito faraônico pode ser lida como uma disputa entre a monarquia, que buscava controlar as nomeações, e o alto funcionalismo, que tendia a tornar seus cargos hereditários. Essa leitura ajuda a explicar:
  1. Incorreta. A leitura serve justamente para explicar as rupturas. A história faraônica alterna impérios centralizados com períodos intermediários de fragmentação, que somam mais de dez séculos mal documentados.

  2. Incorreta. Yoyotte afirma o contrário: não havia casta de escribas distinta. A classe dirigente era uma só e se confundia com os quadros da administração, cujo acesso dependia do domínio da escrita.

  3. Incorreta. A tese não trata de mão de obra, e o mesmo autor considera limitado o papel do trabalho escravo. Os artesãos dos túmulos reais documentados em Deir el-Medina eram funcionários pagos em rações.

  4. Correta. É o primeiro exemplo do padrão. Quando o funcionalismo provincial se torna hereditário e autônomo, o rei perde o controle das províncias, e o túmulo longe da pirâmide real é o sinal visível dessa mudança.

  5. Incorreta. A expulsão é atribuída a uma guerra conduzida pelos governantes de Tebas, que usaram contra os hicsos o cavalo e o carro de guerra introduzidos por eles próprios. A questão das nomeações não entra nessa explicação.

Escolha uma alternativa. A resposta aparece na hora, com justificativa.

Deuses locais, uma ordem comum

A religião egípcia parece um labirinto porque somava camadas. Cada cidade tinha seu deus — Ptah em Mênfis, Âmon em Tebas, Neith em Saís3 —, e quando o chefe de uma cidade chegava ao trono e unia o país, o deus dele subia ao posto de deus oficial.2 Por cima dessa diversidade havia mitos partilhados por todos os templos: o Sol que renasce a cada manhã, a morte e a ressurreição de Osíris, a luta entre Hórus e Set.3

O conceito que amarra tudo é Maât: a norma de verdade e justiça que deveria reger tanto as instituições quanto a conduta de cada pessoa. Manter Maât era a tarefa do rei, e o templo funcionava como oficina dessa manutenção: ali o soberano, por meio dos sacerdotes, praticava os ritos que deviam garantir a cheia, a colheita e a ordem.3

A pesagem do coração, no Livro dos Mortos do escriba Hunefer, XIX dinastia · Hunefer · 1275 BC
A pesagem do coração no Livro dos Mortos do escriba Hunefer, XIX dinastia, Museu Britânico. Um funcionário, e não um rei, levou para o túmulo as fórmulas que garantiam passagem ao além.
A pesagem do coração, no Livro dos Mortos do escriba Hunefer, XIX dinastia · 1275 a.C. · Wikimedia Commons · Public domain

A vida após a morte mostra bem como o religioso e o político se misturavam. A pessoa tinha vários componentes imortais — o Ka, duplo que nascia com ela; o Ba, figurado como pássaro de cabeça humana; o coração, sede da consciência —, e o corpo precisava ser conservado para que eles sobrevivessem.2 As fórmulas para essa passagem mudaram de dono ao longo do tempo: gravadas primeiro nas câmaras das pirâmides reais (os Textos das Pirâmides), foram copiadas por chefes locais e nobres nos caixões (Textos dos Sarcófagos) e, no Novo Império, escritas em rolos de papiro postos junto às múmias, o Livro dos Mortos — que, apesar do nome, nunca foi um livro fixo.2

Abu Bakr fala em “democratização da religião funerária” para essa passagem; Yoyotte corrige: houve apropriação progressiva dos privilégios do rei, acelerada nos momentos de poder fraco, mas não uma abertura repentina.3 É o mesmo pêndulo da política, visto pelo lado do além.

O episódio de Aquenáton (Amenófis IV) entra aqui. Ele proclamou Áton, o disco solar, deus único, mandou apagar o nome de Âmon, dissolveu o clero e transferiu a corte para uma cidade nova, Aquetáton, hoje Tell el-Amarna. Abu Bakr lê no gesto motivos políticos e religiosos ao mesmo tempo: os sacerdotes de Âmon tinham acumulado riqueza bastante para ameaçar o trono.2 A reforma não sobreviveu ao rei. Para Yoyotte, ela era herética não por buscar unidade divina, ideia que os letrados já cultivavam, mas por quebrar uma tradição que acolhia todas as formas de culto.3

Altar doméstico com Aquenáton, Nefertiti e três filhas, c. 1340 a.C. · myself ( Gerbil from de.wikipedia) · 1 October 2006 (according to Exif data)
Altar doméstico do período de Amarna, c. 1340 a.C.: Aquenáton e Nefertiti com três filhas, sob os raios de Áton. A cena familiar e informal rompia com o retrato tradicional do rei-deus.
Altar doméstico com Aquenáton, Nefertiti e três filhas, c. 1340 a.C. · 2006 · Wikimedia Commons · Public domain

Uma escrita feita com o Nilo

Segundo a Introdução do volume, nenhuma sociedade africana escreveu antes da egípcia. Alguns signos hieroglíficos representam objetos que já estavam fora de uso no início da época histórica, o que leva o começo do sistema para cerca de 4000 a.C., pela datação por carbono 14; por volta de 3000 a.C., na paleta de Narmer, ele já aparece formado.1

O funcionamento combinava três princípios. Havia o desenho que vale pela palavra (um peixe para “peixe”); o uso do mesmo desenho pelo som, para escrever palavras de pronúncia igual, inclusive abstratas; e os determinativos, signos mudos no fim da palavra que indicam sua categoria — um braço armado para verbos de ação, uma montanha para país estrangeiro.1 Entre centenas de signos, 24 representavam uma única consoante cada: funcionavam como letras.1 Os egípcios nunca abandonaram o resto do sistema para ficar só com eles. Mas o capítulo de El-Nadoury liga os hieróglifos, simplificados por escritas semíticas do Sinai, ao caminho que levou ao alfabeto.6

A Introdução tira dois argumentos da própria forma dos signos. Não há vestígio material de empréstimo da Mesopotâmia, e a fauna e a flora desenhadas são africanas, do vale do Nilo — daí a conclusão do texto de que a escrita teve origem africana.1 El-Nadoury, mais cauteloso, admite que Egito e Mesopotâmia chegaram à escrita quase ao mesmo tempo, sem que uma tenha necessariamente influenciado a outra.6

Africano em que sentido? O debate de 1974

Volte à pergunta do início. Chamar o Egito de africano pode querer dizer duas coisas diferentes, e o debate promovido pela UNESCO mostrou o quanto elas se confundem.

Em 1974, a organização reuniu no Cairo cerca de vinte especialistas para discutir o povoamento do antigo Egito. O ponto de partida era a tese do pesquisador senegalês Cheikh Anta Diop, que escreve o primeiro capítulo do volume. Para ele, o vale do Nilo foi ocupado de sul para norte por uma população negra, que teria permanecido majoritária ao longo de toda a história faraônica.4 Seus argumentos iam da crítica às medições de crânios — que ele considera arbitrárias — a exames de melanina em pele de múmias, à leitura do termo egípcio kmt, que ele traduz por “os negros”. O congolês T. Obenga reforçou a tese com comparações entre o egípcio antigo e línguas africanas atuais.7

As objeções foram muitas. S. Sauneron argumentou que kmt designa “a terra negra”, o solo fértil do vale, e que os egípcios não usavam nomes de cores para distinguir povos. Vários participantes, como J. Vercoutter e Abu Bakr, sustentaram que a população era misturada desde a pré-história. J. Leclant ressaltou o caráter africano da civilização, mas pediu que se separasse raça de cultura: para ele, a unidade egípcia era cultural, e os egípcios “não eram brancos nem negros”.7

O que o simpósio registrou como acordo
O relator, J. Devisse, descreve o debate como uma série de “monólogos sucessivos e antagônicos” e anota um desacordo profundo sobre a cor da população. Mas registra três pontos sem contestação séria: ninguém defendeu a velha teoria de egípcios “brancos de pele escura”, abandonada de forma tácita; grandes migrações não explicam o povoamento do vale, ao menos até a época dos hicsos; e a população do Egito foi estável por três milênios, absorvendo gente de fora sem mudar de caráter.7

O caminho que acabou prevalecendo no próprio volume desloca a pergunta da biologia para a cultura e a história. O sueco T. Säve-Söderbergh julgou impossível estudar o povoamento do Egito por categorias raciais; comparando conjuntos de técnicas e objetos, concluiu que o método confirmava as origens africanas do Egito.7 E o capítulo de Zayed aponta o motivo de a questão ser tão carregada: por muito tempo, escreve ele, os próprios egiptólogos trataram a história do Egito como “mediterrânica e branca”, e seria preciso mudar a mentalidade dos pesquisadores para devolver o país dos faraós a seu contexto africano.5

Os laços com o sul são concretos. A Baixa Núbia fornecia ouro; o sul era chamado Ta-Séti, a “Terra do Arco”, e seus arqueiros tinham lugar de destaque no exército egípcio. Colonos núbios viviam em aldeias próprias no Faium.5 E a religião egípcia incorporou divindades núbias, como o deus Dedun.3 O mesmo Zayed, porém, recomenda rigor no outro sentido: objetos egípcios achados longe, no Congo ou ao sul do Zambeze, e semelhanças de culto com povos da África ocidental não provam contato antigo. Por ora, a arqueologia não mostra relações decisivas ao sul de Méroe.5

Arqueiros núbios em madeira pintada, do túmulo de Mesehti, em Assiut · autoria não identificada · 2014-03-02 19:05:53
Arqueiros núbios em madeira pintada, do túmulo de Mesehti, em Assiut, por volta da XI dinastia, em foto publicada por Borchardt. Miniaturas como esta mostram o peso dos soldados do sul nas guerras internas do Egito.
Arqueiros núbios em madeira pintada, do túmulo de Mesehti, em Assiut · 2014 · Wikimedia Commons · Public domain

O fim da independência veio do outro lado. Depois dos reis de Kush e da dominação assíria, uma dinastia de Saís, no Delta, reergueu o país com mercenários gregos; em seguida vieram os persas e, em 332 a.C., Alexandre.2

Questão 02múltipla escolha · sem placar
No simpósio sobre o povoamento do antigo Egito promovido pela UNESCO no Cairo, em 1974, a tese de Cheikh Anta Diop sobre uma população negra e homogênea foi debatida por especialistas de vários países. Com base no relatório do encontro, é correto afirmar que:
  1. Incorreta. O relatório registra desacordo profundo sobre a composição da população. A tese foi apresentada e defendida, mas também recebeu muitas objeções, e o coordenador do volume avisa que ela não foi aceita por todos.

  2. Correta. São dois dos pontos que o relator registra sem contestação séria: ninguém defendeu a velha teoria, cujo abandono foi tácito, e a população foi considerada estável, pouco afetada por migrações.

  3. Incorreta. Os participantes consideraram que migrações em larga escala não explicam o povoamento do vale. E a Introdução do volume não encontra vestígio material de empréstimo asiático na escrita.

  4. Incorreta. Foi um dos pontos mais disputados. Diop a traduzia como “os negros”; Sauneron sustentou que o termo designa a terra negra, o solo fértil do vale, e que os egípcios não usavam cores para diferenciar povos.

  5. Incorreta. O relatório vai no sentido oposto: a craniometria foi considerada inadequada, e se registrou que o esqueleto não basta para determinar a cor da pele.

Escolha uma alternativa. A resposta aparece na hora, com justificativa.

Pontos sensíveis deste artigo
  • “Dádiva do Nilo” é meia verdade — o rio era indispensável, mas suas cheias eram irregulares. O vale produtivo resultou de diques, canais, drenagem e celeiros do Estado. A fonte trata o Egito como criação humana tanto quanto natural.
  • Africano não é sinônimo de uma resposta racial — o volume situa o Egito na história da África por sua tecnologia, suas relações com o sul, a origem de seus signos e a crítica a uma egiptologia que o via como “mediterrânico e branco”. A cor da população antiga continua em desacordo entre especialistas.
  • A tese de Diop é tese, não consenso — ela abre o volume, mas o próprio coordenador avisa que não foi aceita por todos. O artigo a apresenta com as objeções registradas no relatório do Cairo, sem tomar partido onde a fonte não toma.
  • Escravidão não explica as obras reais — para Yoyotte, escravos eram sobretudo domésticos e o trabalho escravo teve papel limitado. Os artesãos das tumbas reais em Deir el-Medina eram funcionários assalariados em rações, capazes de fazer greve.
  • As datas variam dentro da mesma obra — a Introdução e o capítulo de Abu Bakr usam faixas diferentes para os impérios. Por isso todas as datas antigas deste artigo levam “c.”, e a fonte de cada faixa está indicada.
  • Contato com o interior não está provado — objetos egípcios achados no Congo ou ao sul do Zambeze e semelhanças religiosas com povos da África ocidental não bastam como prova de relação antiga, segundo o capítulo de Zayed.
Onde este artigo para
Não se trata aqui das técnicas de construção das pirâmides em detalhe, da medicina e da matemática egípcias (que o volume menciona pelos papiros Rhind, de Moscou, Edwin Smith e Ebers, sem desenvolver), nem do Egito ptolomaico e romano, que têm capítulos próprios no volume e ficam fora deste recorte. Também não se afirma qual era a cor da população do Egito antigo: a fonte registra o desacordo e não o resolve. E a história do Delta e do alto Nilo antes das dinastias é, segundo os próprios autores, pouco conhecida — qualquer resposta segura sobre ela depende de escavações que ainda não foram feitas.

Material de estudo

Tudo o que você precisa para revisar este assunto está aqui — não é preciso procurar em outro site. Comece pelos flashcards, que testam o que você lembra, e use os diagramas para reconstruir o que faltou.

Flashcards · 1 de 10evocação · sem placar salvo

Tente responder de cabeça antes de virar. O esforço de lembrar é o que fixa — ler a resposta direto não treina nada.

Três mil anos, em blocos

c. 3000 a.C.Narmer une oAlto e oBaixo Egitoc. 2700-2200AntigoImpério: aspirâmidesc. 2200-20001º PeríodoIntermediárioc. 2000-1800MédioImpério:Tebasreunificac. 1800-16002º Período:domínio doshicsosc. 1600-1100NovoImpério:auge externoc. 720 a.C.Reis de Kushgovernam oEgito332 a.C.Alexandreentra noEgitoDatas aproximadas, na faixa usada pela Introdução do volume da UNESCO; o capítulo sobre o Egito faraônico, no mesmo livro, adota limites um pouco diferentes. Entre os blocos fortes ficam os períodos intermediários, mal documentados.
Os blocos fortes e os períodos intermediários se alternam. Os dois marcos em destaque são a unificação e o Novo Império, quando o Egito atua como potência do Nilo à Síria.

O debate do Cairo, lado a lado

Diop e ObengaVale povoado de sul para nortePopulação negra e homogêneaMelanina em pele de múmiasKmt lido como “os negros”Egípcio aparentado a línguas africanasEscritores gregos os descreveram negrosObjeções registradasPopulação mestiça desde a pré-históriaEsqueleto não define cor de peleKmt é nome de lugar: a terra negraParentesco linguístico não demonstradoUnidade cultural, não racialFaltam dados do Delta e do alto Nilo
A coluna da direita não reúne uma tese única: são objeções de especialistas diferentes. O que o relatório trata como acordo está fora das duas colunas — a estabilidade da população e o fim da teoria dos “brancos de pele escura”.

Mapa mental do assunto

Egito antigoc. 3000-332 a.C.O valeCheias irregulares do NiloDiques, canais e drenagemCeleiros do Estado contra a fomeRio como estrada do reinoO poderFaraó: rei-deus pelo ritualEscribas como classe dirigenteTemplos donos de terrasPêndulo: centro forte x provínciasA culturaHieróglifos com signos do NiloAno civil de 365 diasMaât: verdade e justiçaVida após a morte para todosErros que a prova cobraEgito não é só “dádiva do Nilo”Escravo não era a base do trabalhoFaraó não governava sozinhoEgito está na África, não à parte
O ramo destacado reúne os quatro atalhos mais comuns. Todos tratam o Egito como exceção — um presente da natureza, um rei sem burocracia, uma terra fora da África.

Quadro-resumo para revisão rápida

ItemDado
TerritórioAlto Egito (faixa fértil ao longo do rio, ao sul) e Baixo Egito (o Delta, ao norte)
Primeiros moradoresgrupos vindos do leste, do oeste e do sul, segundo Abu Bakr, com o ressecamento do Saara
Controle da terralimpeza, drenagem, diques e canais; base dos nomos
Celeiros reaisreserva de grão e de semente contra cheias ruins
Fórmula da Introduçãoo Egito é, acima de tudo, criação do homem
Irrigação e EstadoYoyotte: não se sabe qual dos dois veio primeiro
UnificaçãoNarmer (Menés na tradição), c. 3000 a.C.; capital em Mênfis
Dinastiasdivisão em trinta feita por Mâneton, c. 280 a.C.
Antigo Impérioc. 2700-2200 a.C.; pirâmides de Zoser (Saqqara) e de Gisé
Médio Impérioc. 2000-1800 a.C.; reunificação a partir de Tebas
Hicsos“governantes de países estrangeiros”; infiltração no Delta; cavalo e carro de guerra
Novo Impérioc. 1600-1100 a.C.; Amósis, Hatshepsut, Tutmés III, Aquenáton, Ramsés II
O pêndulomonarquia contra funcionalismo hereditário, segundo Yoyotte
Faraóde per-aa, “Grande Casa”; rei-deus por ritual, que delegava tudo
Escribasclasse dirigente única, sem casta separada; vizir no topo
Terramonopólio real “mais teórico do que prático”; templos, soldados e pequenos agricultores
Deir el-Medinaartesãos das tumbas reais, funcionários pagos em rações, que podiam recorrer à greve
Direitoindividualista; mulheres com os mesmos direitos de propriedade
Mulheres faraósquatro; Hatshepsut teve nome e imagem apagados por Tutmés III
Maâtnorma de verdade e justiça mantida pelo rei
AlémKa, Ba e coração; Textos das Pirâmides, dos Sarcófagos e Livro dos Mortos
AquenátonÁton como deus único; corte em Amarna; reforma não sobreviveu ao rei
Escritacomeço c. 4000 a.C.; formada c. 3000 a.C.; 24 signos de uma consoante
Calendário365 dias (3 estações de 4 meses de 30 dias, mais 5)
Simpósio do Cairo1974; tese de Diop debatida; desacordo sobre a cor, acordo sobre a estabilidade
Laços com o sulouro da Núbia, arqueiros de Ta-Séti, deuses núbios adotados
Fim da independênciaKush, Assíria, Saís, Pérsia; Alexandre em 332 a.C.
Datas antigas são aproximadas e variam entre os capítulos do próprio volume. A coluna da direita indica, quando é o caso, de qual autor vem a interpretação.

Fontes

  1. MOKHTAR, Gamal; VERCOUTTER, J. “Introdução Geral”. In: MOKHTAR, Gamal (ed.). História Geral da África, II: África antiga. 2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, pp. XXXI-LXII. Fonte principal deste artigo, com os capítulos abaixo.
  2. ABU BAKR, A. “O Egito faraônico”. In: MOKHTAR (ed.), História Geral da África, II, cap. 2, pp. 37-67.
  3. YOYOTTE, J. “O Egito faraônico: sociedade, economia e cultura”. In: MOKHTAR (ed.), História Geral da África, II, cap. 3, pp. 69-96.
  4. DIOP, Cheikh Anta. “Origem dos antigos egípcios”. In: MOKHTAR (ed.), História Geral da África, II, cap. 1, pp. 1-36. Tese do autor; o coordenador do volume registra, em nota, que ela não foi aceita por todos os especialistas.
  5. ZAYED, Abd El Hamid (colab. J. Devisse). “Relações do Egito com o resto da África”. In: MOKHTAR (ed.), História Geral da África, II, cap. 4, pp. 97-117.
  6. EL-NADOURY, Rashid (colab. J. Vercoutter). “O legado do Egito faraônico”. In: MOKHTAR (ed.), História Geral da África, II, cap. 5, pp. 119-159.
  7. DEVISSE, J. (relator). “Relatório sumário do simpósio realizado no Cairo de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 1974”. In: MOKHTAR (ed.), História Geral da África, II, Anexo, pp. 821-844.